Responsabilidade Civil
18 de junho de 2018
Direito de Família
20 de junho de 2018
Mostrar tudo

Direito de Família

PRÁTICAS COLABORATIVAS

O que são as práticas colaborativas ?

Método extrajudicial de solução de conflitos, onde as pessoas contam com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, que as auxilia na construção de uma solução benéfica para todos.

Quais benefícios as práticas colaborativas oferecem ?

  • Confidencialidade;
  • Rapidez na solução;
  • Controle de custos financeiros;
  • Minimização dos danos emocionais;
  • Soluções conjuntas que beneficiam todo o sistema familiar.

Qual o papel do profissional da saúde ?

Oferecer auxílio na gestão das questões emocionais ligadas ao conflito, fortalecendo o cliente para que possa se comunicar de maneira eficiente e tomar as decisões necessárias durante o processo colaborativo.

Qual o papel do profissional financeiro ?

Auxiliar na compreensão do cenário financeiro atual junto aos envolvidos e na busca de soluções que minimizem as consequências econômicas existentes em um conflito, inclusive quanto aos aspectos tributários.

Qual o papel do especialista infanto juvenil ?

Escutar as crianças/adolescentes para auxiliar os pais na compreensão das necessidades dos filhos, estimulando o exercício de uma parentalidade saudável e equilibrada.

Se eu não fizer um acordo, meu advogado colaborativo pode ingressar com um processo judicial ?

Não, nas práticas colaborativas todos os esforços são direcionados para que a situação seja resolvida extrajudicialmente. Caso seja necessário, os profissionais colaborativos envolvidos se retiram e você pode buscar um novo advogado para acompanhá-lo em um processo judicial.

E se eu fizer um acordo, ele terá validade jurídica ?

Sim !!! Os acordos são sempre realizados pelos advogados colaborativos, que irão cuidar dos procedimentos legais para que sejam válidos e eficazes.

Quais profissionais podem atuar nas práticas colaborativas ?

Além do advogado, cuja presença é obrigatória, profissionais das áreas da saúde e das finanças atuam em equipe, conforme as necessidades de cada caso.

Qual o papel do advogado ?

Ajudar o cliente a definir suas preocupações e prioridades no caso, além de oferecer suporte técnico e auxiliar, em conjunto com outro advogado colaborativo, na criação de soluções efetivas que beneficiem a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

 

Olá!

Clique abaixo para falar comigo no WhatsApp

×